Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Byrsonima lanulosa W.R.Anderson EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 15-08-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Diogo Marcilio Judice

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Byrsonima lanulosa é encontrada na Amazônia e, possivelmente, no Cerrado nos Estados de Rondônia e Mato Grosso. As subpopulações da espécie ocorrem de forma disjunta, estando sujeitas a duas situações de ameaças. A espécie apresenta EOO de 1.118,94 km², tendo sido registrada em apenas quatro ocasiões. Estima-se que sua extensão de ocorrência esteja em declínio contínuo, assim como sua área de ocupação e qualidade do hábitat. O município de Reserva do Cabaçal (MT) tem como principal atividade econômica a pecuária de leite e corte, o que configura uma ameaça para as subpopulações dessa localidade. Da mesma forma, no município de Vilhena (RO), a construção de estradas desmatou áreas de mata nativa, causando impactos ambientais e influenciando negativamente essa localidade de ocorrência de subpopulações da espécie. B. lanulosa foi categorizada como "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Byrsonima lanulosa W.R.Anderson;

Família: Malpighiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Byrsonima lanulosa assemelha-se a B. basiloba na estatura e folhas subsésseis, mas B. basiloba difere por possuir lâmina foliar maior, tanto o comprimento quanto na largura, e esta é séssil com base levemente lobada a amplexicaule; possui inflorescência mais longa e composta, isto é, cincino proximal geralmente duas ou mais flores; pedicelo usualmente reto nos botões e nos frutos; e os frutos são maiores, geralmente 17 mm ou mais de diametro. (Anderson, 1999).

Distribuição

Ocorre nos Estados de Rondônia e Mato Grosso (Mamede, 2010).

Ecologia

Arbusto ou subarbusto de 0,2-1,5 m de altura; ramos desamente velutíneos ou tomentosos, eventualmente glabrescentes, quase glabros na maturidade. Folhas elípticas ou obovadas, inicialmente tomentosa na face superior mas logo torna-se glabrescente, exceto na nervura medial, densamente lanosa (persistente) na face abaxial e ferrugineos. Flores amarelas, frutos globosos densamente tomentosos a glabrescentes quando verdes (Anderson, 1999).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes Segundo a Biodiversitas (2005) são ameaças à espécie a perda e a degradação de habitats.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), sgundo a Lista de espécies ameaçadas do Brasil (MMA, 2008), anexo II.

Referências

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- MAMEDE , M.C.H. Byrsonima in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008828>. Acesso em: 24/08/2011.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- ANDERSON, W.R. Notes on Neotropical Malpighiaceae - VII. Contr. univ. Michigan Herb., v. 22, p. 1-19, 1999.

Como citar

CNCFlora. Byrsonima lanulosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Byrsonima lanulosa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 15/08/2012 - 20:01:28